Histórico

O Programa de Estudos Medievais da Universidade de Brasília (PEM-UnB) foi fundado em 1993, por iniciativa da Profª. Dra. Maria Eurydice de Barros Ribeiro.

O PEM tem promovido, desde então, projetos de pesquisa que estudam o Ocidente Medieval, alguns dos quais resultaram em programas de iniciação científica, monografias de final de curso, dissertações de mestrado e teses de doutorado; com regularidade, o PEM organiza jornadas e congressos no intuito de reunir especialistas internacionais e nacionais para discutir temas especialmente vinculados às suas pesquisas.

A partir de 2005, o Programa passou a fazer parte do Grupo de Estudos Luso-Brasileiros de História Medieval, no qual, além de instituições brasileiras, participam as Universidades de Lisboa e de Coimbra, com o objetivo de estudar a Idade Média, numa perspectiva de longa duração, que se estende ao Brasil. Atualmente, sob a coordenação da Profª. Dra. Maria Eurydice de Barros Ribeiro e da Profª. Dra. Maria Filomena Coelho, o PEM abriga vários projetos de pesquisa, nos quais se integram alunos de doutorado, mestrado e graduação.

O PEM – UnB está registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq.