Início

A Semana de Estudos Medievais (SEM) é organizada periodicamente pelo Programa de Estudos Medievais (PEM) da Universidade de Brasília (UnB). O evento conta com mais de duas décadas e é referência nos estudos sobre a Idade Média no Brasil.

TEMA DA EDIÇÃO 2022
Com o tema Poder e autoridade feminina na Idade Média, a X SEM (edição virtual) propõe debater a vida e a memória das mulheres no período medieval. Na sociedade feudal as mulheres estão no centro das relações humanas, quer na vivência da espiritualidade nas suas mais diversas formas, quer no governo da casa, mas também ocupando espaços de poder institucional. As mulheres atuaram nos mais diversos campos: medicina, filosofia, ensino, literatura, comércio etc. A X SEM levará seus participantes à rica cultura feminina medieval, por meio da difusão de pesquisas de docentes e discentes, e de debates nutridos da experiência das mulheres e de seus registros. Um campo de estudos e de conhecimento com muito ainda por desbravar.

PÚBLICO
Pesquisadores das áreas de História, Literatura, Filosofia e História da Arte. Estudiosos de outras áreas acadêmicas, além do grande público com interesse pela temática.

Faça sua inscrição em www.semanamedievalunb.com.br